LANÇAMENTO DE «AS ROSAS DO FREIXO»

311

Durante o 8º Encontro da Primavera ocorreu o lançamento de mais um livro editado pela ApenasLivros Editora

http://apenas-livros.com/pagina/apenas_de_cordel?id=509

Tendo como autoras  Maria Estela Guedes e Ana Luísa Janeira, o texto concretiza um trabalho continuado de várias semanas intermitentes na Herdade do Freixo do Meio. Ou seja, um olhar-ver-pensar-escrever in loco — convivendo com pessoas, sintonizando com a paisagem e seguindo os afazeres agrícolas –. Em suma, “trabalhos e dias” com vista a um todo transformado por duas cabeças e uma mão.

À filósofa coube a reflexão persistente sobre a circunstância concreta vivida aqui ao longo de 2012, de molde a delimitar as linhas-mestres emergentes na tendência utópica que envolve a Herdade, e de que veio a resultar uma configuração discursiva e uma síntese conceptual. De facto, PRESTA ATENÇÃO, CUIDA DE MIM e LIGAR foram considerados os três conceitos que melhor parecem representar os termos estruturantes que lhe dão forma no quotidiano, das práticas rurais aos afectos, passando pelos sistemas produtivos. Sendo assim, concluiu-se que a orientação geral que modela esta realidade singular olha a terra, o trabalho e as relações humanas como necessitando de uma atenção que é mais do que observação simples, de um cuidado que favorece a autonomia, evita a dependência, afasta as hierarquias mas respeita a liderança, e de uma postura interdisciplinar onde a intercepção entre as coisas e os saberes é fundamental.

À escritora coube transformar a descrição num conto, quando pegou nos conceitos e os transformou num bufo real, num cavalo e num cão. Como também ao fazer interferir na narrativa: o empresário e os seus dois filhos; a complexidade de uma empresa familiar/comunitária com uma vertente industrial também; a paisagem alentejana e o ecosistema montado, a preservar com tenacidade; e até a própria situação especial, e divertida, de haver duas pessoas a interferir na concepção. Para alimentar a magia, os três principais capítulos terminam com uma CERIMÓNIA ao luar, símbolo que melhor parece enunciar este processo inovador do qual há a esperar muitos mais frutos ainda.

Anúncios

2 Responses to “LANÇAMENTO DE «AS ROSAS DO FREIXO»”


  1. 1 analuísajaneira Abril 27, 2013 às 11:54 am

    bem hajas querida ana luisa…!! vou ler o teu livrinho logo que tenha um tempinho para respirar…
    em maio quando é que estarás no freixo para eventualmente combinarmos um encontro com tempo para conversarmos e dar uma voltinha pelos projectos do freixo do meio…?

    beijinhos com brisas de primavera… yeah!

    paula

  2. 2 analuísajaneira Abril 28, 2013 às 4:51 pm

    Olá Ana e Estela,

    Parabéns pela linda Festa e votos pela continuação do vosso Projeto.
    Em São Brás de Alportel o programa do Museu nos dias 26 e 27 também foi muito bom,.
    No Teatro Municipal o 25 de Abril foi lá vivamente participado e comemorado pela população, com a valiosa colaboração do Emanuel Sancho, Diretor do Museu.
    Abraco da domingas cruz


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




tracker
Abril 2013
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

PageRank


%d bloggers like this: